Em um dia repleto de atividades programadas pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) – através da Secretaria de Educação (Semed) -, professores e diretores de escolas da Rede Municipal de Ensino participaram da Jornada Pedagógica 2014, nesta sexta-feira (24), no Centro de Referência à Cultura Afro-Brasileira Mãe Mirinha de Portão.
Em seu discurso de abertura da Jornada, a secretária da Semed, Adriana Paiva, destacou o momento como hora de celebrar o início do ano letivo. "É hora de celebrarmos o início do ano, o recomeço da educação, que é construída através de profissionais apaixonados pelo que fazem. A educação tem que ser feita com amor, acolhendo os nossos estudantes e os nossos profissionais".
A secretária lembrou também da importância em estimular os estudantes, para que tenham melhor rendimento escolar. "Temos que ter a compreensão de que não adianta apenas colocar o aluno em sala de aula, mas precisamos estimulá-lo. Por isso, iniciamos esta Jornada focados nas múltiplas inteligências, para que possamos educar nossos jovens para o futuro".
Durante o pocket show comandado pelo compositor, poeta e professor universitário Jorge Portugal, ele entrevistou uma psicóloga e um escritor, e também apresentou uma participação musical. Portugal classificou a Jornada Pedagógica como um "big-bang". "Considero este momento uma espécie de 'big-bang' - o momento especial da criação de tudo -, quando os professores retornam, e têm aqui um espaço altamente motivador. Na verdade, é hora de reflexão, estímulo e absorção para o que há de melhor, para transferir este melhor aos estudantes".
A diretora do Departamento Pedagógico da Semed, Vania Pessoa, explicou a importância da Jornada. "Na verdade, este é um momento de mobilização, para o tema a ser discutido durante o ano letivo. É o pontapé inicial, que motiva os nossos educadores a repensar e preparar as suas atitudes em sala de aula. É o primeiro marco do ano letivo. A gente constrói, neste momento, ações que levem o professor a pensar 'será que minha sala de aula é assim? É movimentada, tem várias linguagens?'. É por isso que pensamos a Jornada com vários formatos e linguagens, para que o professor sinta-se motivado a pensar e a mudar".
Programação vespertina - À tarde, as atividades foram iniciadas com o arrastão cultural do Grupo Bankoma, que trouxe os participantes de volta ao pavilhão, para a palestra musical da educadora Marly Bahia. Durante a atividade, os educadores se divertiram e aprenderam ao som de cantigas de roda e músicas de recreação, habitualmente usadas em sala de aula.
Através da palestra, Marly destacou a música como uma das múltiplas inteligências, lembrando que a memória musical tem forte influência no aprendizado.
A inteligência musical continuou sendo o foco na apresentação do cordelista Sérgio Ricardo Santos da Silva. Ele levou professores, diretores e gestores da educação municipal a cantarem e criarem rimas - uma forma de aprender a compor um cordel.
A professora da Escola Enock Amaral, Ana Cristina do Espírito Santo, contou que, antes da Jornada, já estava pesquisando temas diferenciados para aplicar em sala de aula. "Eu já sentia a necessidade de estimular o aprendizado dos meus alunos, mas agora, com tudo que aprendi na Jornada, sinto-me bem mais preparada para colocar estas atividades em prática, na sala de aula. Valeu muito a pena participar desta ação".
A última palestra da Jornada foi apresentada por Maria de Lourdes Ornelas, que destacou a importância do amor na relação entre professor e aluno, tanto no amor do profissional por seu trabalho (que reflete em resultados positivos), quanto no amor dele por seus alunos, respeitando-os como indivíduos com gostos e aptidões particulares.
Para encerrar a Jornada Pedagógica 2014 e dar boas vindas ao ano letivo, a mesa institucional foi composta pelo prefeito Márcio Paiva; o presidente da Câmara Municipal, vereador Gilmar Oliveira; o vice-prefeito, Bebel Carvalho; pelos secretários da Educação, Adriana Paiva; e do Governo, Márcio Leão; pelo coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (Asprolf), Valdir Silva; e pelas representantes do Conselho Municipal de Educação, Marinalva Maia; e do Juizado da Infância e da Juventude, Maria José Elias.
O prefeito Márcio Paiva classificou a Jornada como momento não só de diversão, mas de discussão e planejamento para a educação municipal em 2014. Além disso, Paiva agradeceu a todos educadores presentes, destacando a importância de cada um para a formação de seus alunos como cidadãos e futuros profissionais. "Eu sou oriundo de vocês. Sou médico, fui vereador e sou prefeito, mas não seria nada disso sem a educação que recebi dos meus professores".
Com a Jornada encerrada, todos seguiram para a área externa do Centro de Referência à Cultura Afro-Brasileira Mãe Mirinha de Portão, onde puderam confraternizar em um coquetel, com a apresentação musical da Banda M18.

Postar um comentário