Virose 'QUE TIRO FOI ESSE' aumenta procura nas emergências após o Carnaval de Salvador.


Infecção causa sintomas respiratórios e intestinais
Vingadora, Xenhenhém, Lepo-Lepo, Requebra, Bororó, Chupa Toda, Toda Boa, Dalila...  A cada ano, mal termina a folia de Momo e as emergências da cidade ficam lotadas com as viroses típicas do pós- carnaval e elas recebem nomes engraçados, que não deixam esquecer onde foram contraídas.
Segundo o infectologista e professor da Escola Bahiana de Medicina Robson Reis, em 2015, a peculiaridade é que elas já vinham causando baixas antes mesmo do Carnaval chegar.
“Com sintomas respiratórios e intestinais, além de muitas dores no corpo, essas viroses foram mais disseminadas durante os dias de folia, especialmente porque as pessoas não perderam seus investimentos ou deixaram de ir pra rua ou camarote”, completa o médico.
Imagem relacionada
Para se recuperar, invista nos sucos vitaminados
A recomendação da nutricionista Mariana Nacarato é investir em  sucos enriquecidos com vitaminas e minerais, que podem fornecer nutrientes para o bom funcionamento do corpo, além de repor alguns outros perdidos com o suor, como vitaminas do complexo B (inclusive ácido fólico) e C.

Mas é preciso estar atento ao equilíbrio dos nutrientes que a bebida possa oferecer, como o teor de gordura, açúcar ou sódio.
“Super sucos que forneçam vitaminas e minerais, e tenham quantidades controladas de açúcar são as melhores opções para quem quer se hidratar e nutrir o corpo”, diz Mariana. Para repor as vitaminas perdidas, a sugestão da nutricionista Graziela Brandão é liquidificar uma maçã, meia cenoura, um talo de aipo e folhinhas de hortelã que garantem uma reposição de vitaminas perdidas na folia.
Se, depois de tanta farra e noites perdidas, a ideia é desintoxicar, a receita é misturar uma cenoura, uma maçã, 2 fatias de melão, gengibre, linhaça e um punhado de salsa. De acordo com Graziela, a salsa ajuda a melhorar o funcionamento dos rins e a desintoxicar mais rápido. O chá de hortelã também pode ser batido com meia cenoura e o suco de limão.
Por fim, Robson Reis lembra que as pessoas devem evitar usar qualquer anti-inflamatório nesse período. “A febre e os sintomas podem ser controlados com antitérmicos e analgésicos, além das medidas citadas”, finaliza o médico, destacando que os casos mais graves devem ter a orientação profissional.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem