Prefeito Ângelo Chequer inaugura obras de ampliação da Escola Municipal Pedro Gomide Filho

As obras de ampliação da Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho foram inauguradas na noite da última sexta-feira, 10, com as presenças do Prefeito Ângelo Chequer, do Deputado Estadual, Roberto Andrade, de Secretários Municipais, vereadores e demais assessores municipais, além da direção, professores, funcionários, pais, alunos da escola e membros da comunidade do bairro Santa Clara e adjacências.
O anexo é composto por três salas de aulas; uma sala multimídia; e 4 banheiros, sendo dois adaptados às exigências de acessibilidade, além do pátio pavimentado com bloquetes e área coberta de ligação entre os blocos da escola. Tudo isso, no valor de duzentos e setenta mil, setecentos e sessenta e oito reais e cinquenta e nove centavos. O calçamento do pátio foi realizado pela Secretaria de Obras com a utilização de bloquetes produzidos pelos detentos na fábrica de artefatos de concreto pré-moldado da Prefeitura de Viçosa, instalada dentro do presídio da cidade como parte do projeto “Construindo a Liberdade”.








Antes do pronunciamento das autoridades, alunos da escola fizeram uma alegre apresentação teatral. A seguir, a diretora da escola, Tânia Maria Diogo Pierre, falou da satisfação da comunidade escolar com a obra e ressaltou que, após a construção da escola pelo Prefeito Antônio Chequer, na década de 90, era a primeira vez que o educandário era contemplado com uma obra significativa.
Já a Secretária de Educação, Ana Louricélia Monteiro, enfatizou a importância da estrutura física adequada para que os profissionais da educação possam atender de forma adequada os alunos e aplicar todos os métodos pedagógicos, salientando que estes investimentos são fundamentais para a contínua melhoria da rede municipal de educação.
A seguir, o Superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan Leme, lembrou que, o momento era de alegria pela inauguração de uma obra, pelo investimento em educação e chamou a atenção para uma reflexão de que, apesar do período econômico crítico por que passa o País, o Estado e a maioria dos municípios do País, o Município de Viçosa vem agindo de forma diferenciada com a realização de inúmeras e importantes obras, atuando em onze eixos temáticos prioritários e graças ao planejamento estratégico e gerenciamento sério da administração municipal, além de manter os compromissos financeiros em dia, os investimentos estão acontecendo em várias áreas importantes e destacou: “a educação é um dois eixos prioritários da atual gestão e conta com vários investimentos desde a construção de novas unidades, ampliação e reforma de outras e aquisição de equipamentos eletroeletrônicos diversos”.
Piovesan ainda agradeceu o empenho de todos os setores da Prefeitura direta e indiretamente envolvidos com as obras de ampliação da Escola, destacando em especial o IPLAM pela elaboração do projeto, a Procuradoria Geral, Secretaria de Fazenda e a Secretaria de Administração pelos procedimentos burocráticos necessários às obras e enfatizou o importante papel da Diretoria de Manutenção da Secretaria Municipal de Obras, além da importância da fiscalização realizada pela Engenheira Luiza Lopardi no acompanhamento e monitoramento das obras terceirizadas.
Também fizeram uso da palavra, os vereadores Helder Evangelista e Raimundo Guimarães que, na oportunidade, registraram a satisfação de, como representantes do Bairro Santa Clara e adjacências, poderem junto com a comunidade receberem esta tão importante obra, assim como outras obras já realizadas no bairro na atual administração, como pavimentação de diversas ruas, drenagem pluvial, iluminação pública, e lembraram ainda que o bairro receberá em breve uma academia ao ar livre a ser instalada na praça local, conseguida por intermédio do Deputado Roberto Andrade.
Em seguida, o deputado Roberto Andrade, parabenizou a administração e disse que o seu mandato está voltado para Viçosa, e que continuará a propor emendas para bendeficiar cada vez mais o Município e reforçou a importância de obras que priorizem o setor educacional.
Antes do descerramento da placa inaugural, o Prefeito Ângelo Chequer, agradeceu o empenho de todos que trabalharam e contribuíram para a execução da obra e parabenizou a diretora atual Tânia e a ex-diretora Maria das Graças de Oliveira Marques, que administrava a escola no início dos trabalhos. Lembrou, ainda, que o ato da inauguração trazia-lhe boas lembranças, já que a escola foi uma das muitas obras efetivadas por seu pai, Antônio Chequer. Ressaltou que o pai, apesar do pouco tempo de estudo, cursou apenas até a segunda série ginasial no Colégio de Viçosa (hoje, sétima série do ensino fundamental), foi o prefeito que mais construiu escolas no Município em sua época: “por não ter tido tempo de estudar, ele sabia a importância de uma escola para a formação de cidadãos”, acentuou.
Depois, fez um breve histórico de realizações de seu governo, como construção de quatro creches, construção e reforma de escolas, construção de quatro quadras poliesportivas, construção de praças, reformas e construção de postos do Programa Saúde da Família, dentre outras. O Prefeito Ângelo Chequer também destacou a atuação do Vereador Helder Evagelista que muito se dedicou para que estas obras fossem realizadas, além de enfatizar a atuação do Vereador Raimundo Guimarães que é também morador e representante do Bairro Santa Clara.
Ao final de sua fala o Prefeito Ângelo Chequer discorreu um pouco sobre o patrono da escola “Professor Pedro Gomide Filho” e solicitou do Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa – IPLAM as providências para elaboração do projeto da reforma da parte antiga da escola e da construção da quadra poliesportiva no terreno da Prefeitura anexo à escola: “vou entregar até o final de nosso mandato a escola totalmente reformada e a quadra construída, isto é um compromisso que assumo com os pais, professores, alunos e com a comunidade de Viçosa”, concluiu.
O patrono
Pedro Gomide Filho (Só Pedrinho) nasceu em Viçosa, no dia 16 de abril de 1916. Era filho de Pedro Gomide e de Carlota Val Gomide. Cursou o primário no Grupo Escolar Cel. Antônio da Silva Bernardes e o secundário no Ginásio de Viçosa. Transferiu-se para o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, onde fez o curso complementar. Casou-se, em Viçosa, com Maria José Duarte Pontes, e desse enlace nasceram São eles: Maria Lídia, José Lívio, Pedro Lívio, Márcia Lívia, Almiro Lúcio, Marisa Luzia, Maria das Graças, Marina Lúcia, Maria Lívia, Maria do Carmo, Camilo de Lélis e Guilherme Luiz Augusto.
Voltando a Viçosa, trabalhou no cartório do segundo oficio e de registro de imóveis do Dr. Sebastião da Costa Val. Dedicou-se, a seguir, ao magistério secundário, lecionando Matemática e História, no Ginásio de Viçosa, dirigido, então, pelo Professor Alberto Álvaro Pacheco.
Com o Prof. José Henrique Rodrigues, ministrou cursos preparatórios para os exames de seleção dos vários cursos realizados na Universidade Federal de Viçosa. Pedro Gomide – diga-se de passagem, era também ator e diretor de peças teatrais – tinha conhecimento da Língua Portuguesa e da Matemática, mas suas aulas de História atraíam mais os alunos, transformando a sala em palco para os eventos de outrora, que se faziam reais, na fala do professor.
Em 1957, passou a fazer parte da Diretoria Administrativa do Colégio de Viçosa, como Diretor Secretário, cargo que ocupou até a data de seu falecimento, ocorrido em 10 de maio de 1976, em razão de acidente automobilístico, na estrada de Paula Cândido.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem