Ontem a Associação de Capoeira Filhos de Oxossi Guerreiro, localizada no bairro do Caji Caixa D´’Agua, liderada pelo Mestre Regi, recebeu a ilustre visita do jornalista e sociólogo (UFBA) Paulo Magalhaes. O evento faz parte de uma série de palestras e debates que ocorrerão na associação ao longo de todo o ano que objetiva a formação e fortalecimento da capoeira em nossa cidade.
Logo em sua chegada o professor Paulo, aluno do Mestre Pelé da Bomba, presidente da ABCA - Associação Brasileira de Capoeira Angola, se surpreendeu com a organização e estrutura da Associação e parabenizou o mestre Regi pelo empenho e dedicação a capoeira. Em sua palestra, Magalhães resgatou o histórico da capoeira no Brasil e no mundo. Falou da importância do reconhecimento da capoeira como patrimônio imaterial e elencou os principais desafios a serem enfrentados pelos capoeiristas.
Durante a roda de conversa todos concordaram que a capoeira é uma prática de luta que se emprega em pelo menos três esferas:
A luta física – é aluta praticada durante a roda da capoeira, onde os praticantes gingam e trocam “golpes” característicos da capoeira.
A luta social – é a luta cotidiana dos mestres, monitores e professores que se envolvem no dia a dia da comunidade, promovendo ações sociais, encontros, palestras e se colocando como uma alternativa viável á juventude.
A luta política – é a luta pela conquista dos espaços de poder. “O racismo reservou um “sub lugar” para as práticas e manifestações negras no Brasil. Por isso se faz necessário, que lutemos no sentido de conquistar espaços como o parlamento, para que nossa luta se concretize em todos os espaços possíveis. A eleição é como uma uma roda, é uma disputa também. Votar em nossos verdadeiros representantes ó o mesmo que aplicar o golpe certo, na hora certa”. Afirmou um parceiro da associação.


Postar um comentário