Segundo o prefeito Márcio Paiva, cerca de 60 veículos trafegam por minuto no trecho da BA-099 que corta a cidade. A partir da implantação do contorno o trecho, hoje rodoviário, será tratado como avenida urbana e principal corredor de transporte coletivo do município.

A Concessionária Bahia Norte (CBN), administradora do sistema de rodovias BA-093, que interliga a Região Metropolitana de Salvador (RMS), apresentou no mês passado os estudos de implantação da via expressa “Contorno de Lauro de Freitas”, ligando a BA-099, na altura de Busca Vida à BA-526 (CIA-Aeroporto), junto ao acesso à represa do Ipitanga. O traçado, obtido com exclusividade , contorna a área urbana de Lauro de Freitas através do Quingoma, Parque São Paulo e Capelão. Ao contrário do que foi publicado pela imprensa de Salvador, a região da Gerino de Souza Filho, no Caji, não será afetada pela obra. Está previsto para o futuro um segundo trecho de via rápida ligando a BA-526 à avenida Paralela, por fora do bairro de São Cristóvão.

                          

O mapa, com a localização indicativa dos acessos e principais obras de arte, oferece também as coordenadas aproximadas, que podem ser digitadas no Google Maps para visualização em fotos de satélite. Serão 11,2 Km de pista dupla, com duas faixas por sentido e canteiro central. Estão projetadas duas pontes, uma sobre o rio Paranamirim, ainda em Camaçari, com 20m de extensão e outra sobre o Joanes, no limite com Lauro de Freitas, com 80m. Haverá ainda viadutos sobre a Rua Direta do Capelão, na altura da Estrada do Quingoma e sobre a Rua do Casarão.

Na interligação da Estrada do Coco à nova via, logo após a entrada para Busca Vida, haverá mais dois viadutos de 90 metros cada e um novo retorno – que vai poupar alguns quilômetros diários no percurso de quem reside depois da entrada para Buraquinho. Os moradores do trecho hoje são obrigados a seguir até Vila de Abrantes para então retornar, se quiserem transitar para o Centro de Lauro de Freitas ou Salvador.
> EDMAR DE PAULO | FOTO EM 20.01.2014
> O prefeito Márcio Paiva (dir) discute detalhes da Via de Contorno em reunião com a Invepar
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> Joceval Santos, o Joca: no Capelão o progresso passa por cima
> © COPYRIGHT VILAS MAGAZINE | FOTO EM 25.01.2014
> Trecho da via Caji-Jambeiro em que será criado o acesso à Via de Contorno
Um quinto viaduto, com 40 metros de extensão, cria novo acesso ao Jambeiro e ao Caji Caixa d’Água pela via Caji-Jambeiro, no prolongamento da avenida Gerino de Souza Filho. A área, que passa por acelerada ocupação, com a implantação de conjuntos habitacionais, deve multiplicar a velocidade de urbanização depois da abertura da nova via.

Na região do Capelão, que a Via de Contorno vai cortar com dois viadutos de 50m cada, Joceval Santos, o Joca, 26 anos, observa o progresso passar por cima. O mercadinho que ele explora, quase na esquina da Rua Direta do Capelão com o acesso à Estrada do Quingoma, está bem na rota de um dos viadutos. Os moradores da região já ouviram falar da Via de Contorno, mas ainda não sabiam do viaduto. “Se é para o bem da cidade, acho bom”, diz Joca. 
Já a Cachoeirinha tem um parque previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal de Lauro de Freitas que poderá ganhar viabilidade com o novo acesso rápido. Embora o estudo da Via de Contorno não inclua alças de acesso ao Jambeiro para quem transita do litoral norte para Salvador, um dos retornos projetados permitirá esse percurso. Já no sentido oposto o projeto oferece acesso rápido e sem pedágios.

A via será pedagiada apenas no sentido Litoral Norte – Salvador, para quem vem da BA-099. Por isso, de acordo com o prefeito de Lauro de Freitas Márcio Paiva (PP), moradores da cidade não terão que pagar pedágio.

A obra havia sido prometida pelo governador Jaques Wagner como parte de um pacote destinado à mobilidade urbana na RMS, conforme publicou em primeira mão a Vilas Magazine em setembro de 2012. Em dezembro último, a revista lembrou o compromisso assumido pelo governo ao abordar as obras da prefeitura de Lauro de Freitas para desafogar o trânsito no trecho da BA-099 que atravessa a cidade.

O traçado da rodovia será alterado para incluir os novos 11,2 Km da Via de Contorno , liberando os atuais 7,5 Km iniciais apenas para trânsito local. Anteriormente batizado avenida Santos Dumont, esse trecho da Estrada do Coco deve então ser municipalizado.

De acordo com a CBN, falta obter licenças ambientais, liberar áreas e assinar o termo contratual aditivo, incorporando o novo trecho ao sistema viário já sob sua administração, mas o início das obras está previsto para abril, com custo orçado em R$ 126 milhões. As desapropriações foram estimadas em R$ 30 milhões. Nem o governo nem a CBN informaram a data prevista para conclusão das obras.

O projeto foi mostrado por representantes da Invepar, empresa acionista da CBN, durante reunião com Márcio Paiva, o secretário estadual de Infraestrutura Otto Alencar, o secretário da Casa Civil Rui Costa e a ex-prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT).

O próprio secretário de Infraestrutura Otto Alencar coordenou o projeto junto à equipe técnica, com a participação da CBN. Para ele, a via “permitirá melhor trafegabilidade e uma solução que tange à mobilidade urbana da região".

Lauro de Freitas é a cidade
mais motorizada da RMS


De acordo com Rui Costa o trânsito em Lauro de Freitas aumentou 27% em três anos e daí a preocupação em viabilizar a Via de Contorno. "Além de trazer segurança viária, o contorno vai retirar veículos do tráfego da cidade, sendo uma alternativa para o motorista”. O projeto também prevê “a possibilidade de se desenvolver um corredor urbano com integração ao metrô", disse.

Segundo o prefeito Márcio Paiva, cerca de 60 veículos trafegam por minuto no trecho da BA-099 que corta a cidade. A partir da implantação do contorno o trecho, hoje rodoviário, será tratado como avenida urbana e principal corredor de transporte coletivo do município.

Município com maior índice de motorização da RMS, com 113,7 automóveis para cada mil habitantes, Lauro de Freitas supera até mesmo a capital (105,2), de acordo com uma pesquisa de mobilidade urbana da secretaria de Infraestrutura da Bahia realizada em 2012. Apesar disso, apenas 2,6% das viagens na RMS verificadas pelo mesmo estudo são originadas em Lauro de Freitas. Salvador contribui com quase 76%, seguida de Camaçari, com mais de 5% do total.

A pesquisa mostra também que das 310 mil viagens com destino a Lauro de Freitas verificadas em junho de 2012 – quando foi realizado o estudo – mais de 100 mil eram trânsito externo e quase todas originadas em Salvador

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